Sobre Jacutinga

Bairro do Jacutinga

Jacutinga
é um município da microrregião de Poços de Caldas, no estado de Minas Gerais, no Brasil. Sua população estimada em 2004 era de 19 758 habitantes.

Possui uma área de 348,23 km². A densidade demográfica é de 56,74 habitantes por quilômetro quadrado. Possui o título de "estância hidromineral" e é reconhecida como a capital nacional das malhas, sendo responsável por 27% de toda a produção nacional de malhas. Os habitantes jacutinguenses, na sua maioria descendentes de italianos, são responsáveis pelas malhas, também exportadas para outros países e expostas em novelas e comerciais.

História

Até a chegada dos colonizadores portugueses ao Brasil, no século XVI, a atual região do sul de Minas Gerais era habitada pelos índios puris. A atual cidade de Jacutinga tem, como marco de sua fundação, o ano de 1835, data da construção da primeira capela do então povoado chamado "Ribeirão de Jacutinga". O nome foi assim designado pelas muitas jacutingas que habitavam a região .

Passados 36 anos, o vilarejo tornou-se "Santo Antônio de Jacutinga", já apresentando desenho e ares de cidade. A partir daí, vieram os lampiões a gás, a estrada de ferro e o primeiro jornal impresso, em 1927: "A Gazeta de Jacutinga", um grande avanço para a época.

Foi elevada à condição de município em 16 de setembro de 1901, passando a se chamar somente "Jacutinga". Com um crescimento em ritmo acelerado devido ao cultivo de café, destaca-se um período de expansão, até o declínio da cafeicultura em meados da década de 1930.

Paralelamente ao grande boom da era industrial no Brasil ocorrido nessa época, imigrantes italianos se instalaram na cidade, trazendo, consigo, a habilidade de tecer e bordar. Já no fim da década de 1960, um jovem italiano, Antônio Pieroni, traz, para Jacutinga, a primeira máquina manual de fazer tricô: a Lanofix. A população abraçou a nova vocação econômica e, durante quase cinquenta anos, conseguiu transformar o município em referência nacional na fabricação de malhas e tricô.

Surgia, consequentemente, o turismo de negócios, fomentado pelas compras nas mais de mil pequenas empresas que hoje existem na cidade.
Blog do Guia da Cidade de Jacutinga

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Jacutinga por e-mail
 


Limites - Municípios Vizinhos

Albertina e Andradas a norte, Ouro Fino a leste, Monte Sião a sul e os paulistas Itapira e Espírito Santo do Pinhal a oeste.

Bairros de Jacutinga

Alterosa – Bom Conselho – Centro - César Matile – Coronel Renno Baixo
Coronel Renno Cima – Cristo Rei – Jardim Alvorada – Jardim Bela Vista
Jardim Colina – Jardim Déa – Jardim Flaboyant – Jardim Verde Vale
Jardim Novo Horizonte – Monsenhor Dutra – Monsenhor Vieira – Parque das Nações
Parque Primavera – São Sebastião dos Roberto –São Luiz - Vila Rica- Sapucai Velho
Sapucai Novo – Vale das Flores – Vila Belo Horizonte- Vila Cristo Rei – Vila Esperança
Vila Nazare – Vila Toledo – Vila Tonini

Pontos Turísticos



Destaque
Igreja Matriz de Santo Antônio
A cidade de Jacutinga e também a região próxima a ela possui belezas naturais e históricas que vale a pena conhecer. Os principais deles são: o Parque Primo Raphaelli, a Trilha para a Cachoeira, o Pico da Forquilha, o Museu do Tricô e a Igreja Matriz de Santo Antonio. As malharias da região também são um ótimo atrativo para os turistas que procuram os produtos da cidade.

Dados Principais sobre Jacutinga

Aniversário 16 de Setembro
Fundação
1901
População
22.772 hab. (2010)
Área 347,750 Km²
IDH 0,7 - Alto
Mesorregião Sul/Suldoeste de Minas
Gentílico Jacutinguense

Vídeo sobre o cidade Jacutinga
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Jacutinga

Mapa Jacutinga - Ver outros: Mapa de Minas Gerais


Moradores ilustres do Jacutinga

   
Sobre o Encontra Jacutinga
Fale com Encontra Jacutinga
Anuncie no Encontra Jacutinga

Termos Encontra Jacutinga | Privacidade Encontra Jacutinga



Bandeira da cidade de Jacutinga